Afinal, qual a diferença entre assessoria de imprensa e publicidade?

0 Flares Filament.io 0 Flares ×

Publicidade ou assessoria de imprensa, qual a diferença? Realmente, esse assunto confunde muito as pessoas. O motivo? Assessoria de imprensa e publicidade lidam com a comunicação. Por isso, muitos têm dificuldades para distinguir sobre a atuação de cada uma.

A função da publicidade é VenderPara esclarecer melhor, a assessoria de imprensa é diferente de propaganda ou de qualquer outra forma de publicidade (lê-se espaço pago).

A assessoria de imprensa busca, por meio da mídia espontânea, expor o cliente num espaço em um veículo de comunicação (jornal, rádio, revista ou portal de notícia) que não é pago. Nesse local (no caso, a matéria jornalística), a participação da empresa (ou de um especialista) é solicitado (ou sugerido) como fonte para comentar sobre algum assunto.

O que acontece?

Bem, isso gera credibilidade para a empresa ou para o profissional.

A assessoria de imprensa aproxima o cliente dos jornalistasPor exemplo, o assessor de imprensa envia um release (ou texto de divulgação) sobre um determinado assunto (pauta) o qual o cliente é o especialista.

Esse material é sugerido aos repórteres de diversos meios de comunicação, como, por exemplo, rádios, emissoras de TV, jornais e portais de notícias e blogs. Vai caber ao jornalista que recebe o release se irá utilizar ou não o material.

A imprensa visa unicamente informar o que é de interesse ao leitor. Por esse motivo, o jornalista que irá escolher utilizar ou não o assunto proposto. Esse trabalho permite que a assessoria de imprensa crie um elo de confiança entre a empresa (ou profissional) e o leitor de tal publicação. O resultado irá gerar credibilidade.

Publicidade serve para vender

Publicidade serve para vender

Explicando de maneira prática, a publicidade produz campanhas publicitárias (anúncios, por exemplo). Paga-se por determinado espaço (um banner num site, uma página ou espaço numa revista ou num jornal ou segundos durante o intervalo de uma emissora de TV ou de rádio). Nesse espaço, eles “vendem”, por meio de uma peça publicitária, a imagem de uma instituição, um produto ou um serviço.

Isso não quer dizer que as pessoas automaticamente vão “acreditar” em tal anúncio. Elas vão saber que o seu produto existe e o anúncio vai mostrar o “caminho” onde encontrá-lo para realizar a “compra”, além de informar sobre suas funcionalidades.

Mas será que só isso promove credibilidade? Nem sempre.

Reputação

 

Já o foco do trabalho da assessoria é justamente a conquista da credibilidade e respeito diante da opinião pública.

 

Ambos serviços são importantes. Porém, cada um com sua particularidade.

Em resumo, o assessor de imprensa transforma as informações de determinado cliente em notícias que vão gerar credibilidade. E a publicidade visa aumentar as vendas por meio da propaganda.


Gostou do que leu? Teve interesse? Então, fale conosco e marque uma reunião.

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Filament.io 0 Flares ×

Quer construir uma imagem de valor?  Fale com a gente

Tiberius

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *