As principais ferramentas da assessoria de imprensa

0 Flares Filament.io 0 Flares ×

Já ouviu falar de press release, follow-up ou sugestão de pauta? Para quem nunca teve contato com uma assessoria de imprensa, ler ou escutar esses termos podem causar dúvidas sobre seus significados e funções.

dúvidas sobre assessoria de imprensa

Não se preocupe. Aqui, vou explicar brevemente algumas expressões que são utilizadas por assessores de imprensa.

 

Press release ou release Press Release

Essa é a principal ferramenta do assessor de imprensa. É o texto de divulgação utilizado para informar jornalistas sobre um cliente, um determinado produto, evento ou serviço. Ou seja, trata-se de um comunicado à imprensa.

O material responde as seis perguntas do “lead” jornalístico: o quê? (ou seja, o que aconteceu ou irá acontecer); quem? (A instituição ou o profissional que irá realizar ou comunicar algo); quando? (data e horário); onde? (local, se um evento vai acontecer na empresa ou na internet, por exemplo); como? (O modo como as coisas vão acontecer. Um lançamento de livro, uma aula especial, um tipo de dieta ou de tratamento etc); por quê? (explicando a razão e o motivo).

 

Notas

Possuem a mesma função do release. Porém, são textos menores. Elas são sugeridas às colunas sociais. Servem também como uma breve nota de esclarecimento do porta-voz sobre determinado assunto (até mesmo uma declaração informando que não irá se pronunciar sobre algo).

 

Sugestão de pauta

A ideia da sugestão de pautaA função é parecida com o release. Significa que o assessor irá oferecer determinado assunto para o jornalista de modo a mostrar a relevância da participação do cliente numa possível matéria.

Por exemplo, caso alguém lance um livro. O release será sobre a obra. E se o livro for falar sobre poemas de amor ele pode entrar numa pauta sobre presentes entre namorados.

 

Artigos

 São textos que expressam a opinião do autor sobre determinado assunto. O artigo trata-se de um material de autoria do porta-voz de uma empresa ou de um especialista em determinado assunto. Pode ser escrito em primeira pessoa.

 

Follow-up

feedback dos jornalistas

Em inglês significa acompanhamento. Quer dizer que o assessor de imprensa irá entrar em contato com jornalistas para saber o posicionamento de determinada pauta ou matéria. Tem como proposta informar o cliente se há chances ou não da veiculação de uma entrevista e sua possível previsão de publicação.

 

Clipping

São os resultados da assessoria de imprensa. Ou seja, trata-se do “recorte” da matéria/nota/entrevista em que o cliente participou.

 

informações para imprensaPress kit

 

É o verdadeiro kit (ou pacote/estojo) de imprensa. São pastas (kits) com materiais que contém informações importantes do cliente. Elas podem conter, por exemplo, clipping, press release, biografia, vídeo institucional, imagens entre outros.

 


Você não precisa se preocupar em gravar todos esses termos nem seus respectivos significados. O assessor de imprensa saberá como solicitar esses detalhes de você.

 

Caso esteja interessado em entender como funciona uma assessoria de comunicação e como ela pode ajudar a divulgar a sua marca, seu evento, o lançamento do seu livro ou o seu nome como profissional, leia o nosso artigo que explica como construir uma imagem de valor.

 

ComunicaçãoOu que tal conversar com a gente? Temos boas soluções em comunicação para te oferecer. Então, fale conosco.

 

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Filament.io 0 Flares ×

Quer construir uma imagem de valor?  Fale com a gente

Tiberius

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *