Assessoria de imprensa

Para que serve? Para que serve a assessoria de imprensa

Já conversei com muitas pessoas interessadas em contratar o serviço de assessoria de imprensa. Porém, uma grande quantidade não entendia sua funcionalidade. Por exemplo, não sabia como o profissional iria realizar a divulgação, o que iria apresentar e como isso seria importante para o negócio dela ou para a imagem profissional.

Por isso, resolvi explicar brevemente nesse artigo.

ReputaçãoO trabalho do assessor de imprensa tem como objetivo fortalecer a imagem de uma instituição ou de um especialista diante da opinião pública. Oferece também à entidade a oportunidade de conquistar mais credibilidade por meio de matérias jornalísticas.

Mas por que é importante? É simples: quem conquista credibilidade e ainda tem a sua voz “ouvida” nos diferentes meios, consequentemente, torna-se uma referência em seu segmento. E quem se torna referência, conquista autoridade em seu setor.

Portanto, o assessor de imprensa toma como base a construção da credibilidade, por meio de matérias jornalísticas, como instrumento para o fortalecimento da imagem da corporação ou do profissional assessorado.

E daí?

É preciso se comunicar com a imprensa

É preciso se comunicar com a imprensa

Para conseguir isso, ele “transforma” as informações do cliente em notícias. Mas será que toda informação tem essa capacidade? Não, não tem.

Por isso, o assessor analisa sobre quais dados [conteúdo sobre o cliente] podem gerar “material jornalístico” (ou notícias de interesse para a imprensa).

A partir disso, o profissional produz releases (ou textos de divulgação), artigos (assinados pela fonte, ou seja, o porta-voz do cliente) e sugere pautas (assuntos que tenham a ver com a área de atuação da empresa ou do especialista).

Todo esse material é enviado aos jornalistas. Mas NÃO são todos que recebem.

Por quê?

É simples. Os veículos de comunicação são divididos em editorias. Cada repórter tem a sua. O assessor sabe perfeitamente quem irá se interessar por determinado material.

Esse trabalho de apuração permite conseguir melhores resultados na imprensa, emplacando matérias jornalísticas sobre nossos clientes nos mais diferentes veículos. Dependendo da atuação, é possível conseguir resultados até em outras cidades ou estados.

Mas será que só as matérias em veículos impressos, como jornais e revistas, interessam?

Como a internet é encarada?

A internet é um excelente meio para divulgação e uma grande aliada.

Para aumentar as buscas no GoogleComo estamos num mundo cada vez mais conectado, as exposições positivas em portais de notícia e blogs, por exemplo, ganham cada vez mais relevância na mídia e nos planejamentos de comunicação.
Além disso, as matérias na internet ajudam [o cliente] a ganhar mais destaque no ranking das pesquisas orgânicas do Google, principalmente no contexto das suas atividades.

 

Mas você sabe qual é a diferença entre matéria jornalística e propaganda/anúncio? Acha que é tudo a mesma coisa?

Entenda mais no artigo “Afinal, qual a diferença entre assessoria de imprensa e publicidade?